Socialize
rotate background

UMA CASA PARA IDOSOS

   Algumas mudanças acontecem com a idade e nesta fase o planejamento é essencial para manter a autonomia e independência dos idosos.
Eles acabam ficando mais tempo em casa cuidando de seus afazeres e por isso a residência deve ser um local seguro, confortável e adequado às novas necessidades e limitações de seus moradores.   Ter um idoso em casa requer algumas mudanças simples, mas bem significativas. Por isso fiz uma seleção de dicas para adaptarmos nossas casas.
Veja algumas delas:

NO QUARTO:
– Escolha as camas mais largas para evitarmos os acidentes noturnos. A altura ideal é a mesma das cadeiras, entre 40 a 50 cm, assim, na hora de levantar o idoso consegue apoiar as pernas no chão e ter maior estabilidade para levantar-se.

imagem-5 foto3

  – Uma cabeceira alta e confortável para que ele possa se encostar com tranquilidade.
– Evite cobertores e colchas até o chão para que o idoso não pise e escorregue ou tropece.
– Uma boa ideia é ter o interruptor próximo à cama, assim as levantadas noturnas ficam mais seguras.

ventura39

  – Coloque também uma mesinha de apoio próximo à cama para um abajur (de preferência fixo), telefone, caderno de telefones, remédios, moringa. Não se esqueça de fixa-la na parede ou no piso para que o idoso possa se apoiar nela, caso sinta necessidade.
– Também é bom ter uma cadeira ou banqueta próximo ao armário para calçar os sapatos ou se apoiar. Escolha sempre modelos com encosto e braços, eles dão maior firmeza e apoio.

ventura59  ILUMINAÇÃO:
– Garanta o tempo todo e em qualquer lugar bastante iluminação natural e artificial, o idoso deve conseguir enxergar perfeitamente toda a casa durante o dia e principalmente à noite.
– Nos locais onde eles excercem suas atividades preferidas, bordado, pintura, marcenaria e etc., a iluminação deve ser abundante tanto a natural como a artificial! Para isso além da iluminacão geral do ambiente, você pode escolher uma secundária e direcionada para o local de trabalho para não forçar a vista.

1848701-3235-atm14-303x390  ESCADAS:
– Tente evitar as escadas, o melhor são casas térreas ou elevadores. Escadas sempre são perigosas.
– Se for possível troque as escadas por rampas, elas são mais fáceis de subir que as escadas. Lembre-se que a inclinação máxima deve ser 10%.
– Se ter uma escada for inevitável, cuidado com os degraus de tamanhos diferentes.
– E certifique-se de ter um corrimão forte e seguro. O mesmo para guarda corpo, escolha materiais resistentes e firmes.
– Você também pode marcar os degraus com fitas antiderrapantes e balizadores.

 

PISOS:
– Pisos antiderrapantes e os naturais são melhores para evitar os escorregões. Essa dica vale para toda a casa.
– Cuidado com fios soltos pelo chão, qualquer um está sujeito a tropeções.
– Evite tapetes na casa, todos nós temos histórias drásticas com eles, certo? Mas se for inevitável seu uso, prenda-os no chão com aquelas fitas dupla face fortíssimas que temos agora no mercado, para impedir que ele se mova, levante pontinhas, dobre…  

  COREDORES:
– Os corredores e espaços de circulação devem ser bem definidos e sempre livres. Se existirem móveis próximos escolha aqueles sem quinas ou com materiais que possam ser quebradiços ou cortantes e de preferência aqueles presos ao piso para dar maior estabilidade se ele necessitar de um apoio ao longo do caminho.  

 image

JANELAS:
– Escolha as janelas leves e fáceis de abrir para evitar esforços. Sua abertura deve ser para dentro do ambiente, assim evita que o idoso se estique para fora, no peitoril da janela.
– Os modelos de correr são ainda mais práticos e leves.

 imagem-9 

PORTAS:
  – As portas deves ter largura mínima de 80cm para que eles possam passar tranquilamente entre os ambientes.
– Puxadores e maçanetas: escolha aquelas do tipo de barras e alavancas. Lembre-se que os idosos algumas vezes não têm tanta força e mobilidade com as mãos, por isso facilite!
  

   ARMÁRIOS E MÓVEIS:
– Os armários e móveis da casa devem ser um pouco mais baixos, variando com a altura o idoso, mas lembre-se eles não devem se esticar e levantar muito para alcançar caixas, roupas, pratos, etc..
– Todas as portas também devem ser leves e fáceis de movimentar.
– Escolha gavetas e portas corrediças, essas são as mais leves e fáceis de manusear.
– Evite os materiais quebradiços e as quinas.   – Mantenha os móveis fixos para que também sirvam de apoio.

cl7 1848705-6660-atm14

    TORNEIRAS:
– Para as torneiras, as melhores são aquelas com ¼ de volta e com alavancas de acionamento que você pode abrir ou fechá-las sem força.

torneira-de-cozinha-parede-14-volta-1168-c63_MLB-F-3316207096_102012 479950-TORNEIRA-LAVATORIO-MESA-BICA-ALTA-1195-C42-LORENZETTI

 – Se o idoso sofre com falta de memória, uma boa ideia é utilizar aquele modelo com fechamento automático, isso evita aquelas esquecidinhas de torneira aberta.
– O mesmo vale para a iluminação, com sensores de movimento e acionamento automático.

    ASSENTOS: 01-quarto-idoso-casacor
– Para todos os assentos: cadeiras, sofás ou poltronas escolha os modelos com braços e encosto. O braço ajuda no descanso e serve de apoio quando ele for se levantar. O encosto também é importantíssimo para evitar acidentes.
– Escolha os estofados mais firmes, para dar maior estabilidade ao idoso.

 

 

 

ewefdwe

   BANHEIROS:

837504

– Se já for necessidade do idoso, coloque as barras de apoio no vaso sanitário, box, lavatório, equipe também o box com os assentos especiais.
– Bastante cuidado com as banheiras, elas são campeãs para acidentes.

– Para o chuveiro escolha um dos modelos novos que são compostos pelo chuveiro comum e uma ducha com barra deslizantes, que você pode regular a altura e inclinação.

– Os box devem ter largura mínima de 80 cm para instalação das barras e espaço agradável para o banho.

 

 

 

ventura43 idoso2senadogovbr-300x199

    COZINHA:
– Para as bancadas de cozinha, banheiro, pia, a altura máxima deve ser 85 cm, podendo variar de acordo com a altura do idoso.
– Coloque os objetos mais pesados e mais usados em prateleiras mais baixas para evitar esforços desnecessários.
– Escolha os fogões com chama de segurança, aquelas que cortam a saída de gás quando a chama apagar.
   
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL:
– Quando o investimento for possível é bem legal automatizar a residência para os idosos terem maior facilidade e controle da casa. Mas esta opção só pode ser considerada para os idosos que têm facilidade com a tecnologia. Afinal, não adianta nada equipar toda a casa se o maior interessado não se dá bem com essas modernidades.

casal_idosos_bolinhas_sabao-e1365445851463

  Lembre-se que você precisa ter alguns cuidados especiais, mas isto não significa que sua casa não possa continuar linda!

Fonte Imagens:
www.vidaeestilo.terra.com.br
www.simplesdecoracao.com.br
www.venturaresidence.com.br
www.milkoverdose.blogspot.com.br
www.mulherbeleza.com.br
www.portobello.com.br

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido e Gerenciado com amor pela Future Marketing